top of page

INSCRIÇÕES

Cronograma

​

Período de inscrições

Início - 15 de julho de 2018

​

Envio de resumos

Até 15 de agosto

​

GT 1: Literatura inglesa e ensino de línguas

Coord.: Profº Me. Evandro Rosa de Araújo e Profª Ma. Fernanda Rocha Bomfim

GT 1 - simposiotematico01@gmail.com

O GT tem como propósito reunir duas áreas distintas, que são o Ensino de Línguas e a Literatura Inglesa. Serão aceitos trabalhos que versam sobre a pluralidade do fenômeno literário focado em diferentes momentos históricos, ou seja, do período trovadoresco à contemporaneidade e diferentes contextos e análises diversas dos textos em prosa ou verso. Da mesma forma, serão aceitos trabalhos que discutem sobre o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, seja utilizando a literatura, ou a partir de diferentes correntes e abordagens, sejam tradicionais ou modernas de ensino.

 

GT 2: Texto, gramática e ensino

Coord.: Profª Esp. Aline Moreira da Fonseca Nascimento e Profª Esp. Renata Herwig Moraes de Souza

GT 2 - simposiotematico02@gmail.com

Pretende-se discutir como o ensino de Língua Portuguesa tem sido trabalhado na sala de aula estabelecendo a relação texto e gramática. Neste ensejo, far-se-á reflexões sobre o que alguns estudiosos destas práxis têm revelado. Segundo Neves (2002), o ensino de Língua Portuguesa na sala de aula deveria partir da própria linguagem dos alunos, já que para dominar a língua não basta dominar o modo de estruturação da frase, mas saber combinar essas unidades sintáticas em peças comunicativas eficientes, o que envolve a capacidade de adequar os enunciados às situações, aos objetivos de comunicação e às condições de interlocução. Destarte, buscar-se-á refletir sobre: Como ensinar gramática? O texto é o ponto de partida para o ensino de gramática? O texto tem sido um pretexto para o ensino de gramática nas escolas? As questões elencadas serão ponto de partida para uma análise do trabalho realizado nas aulas de Língua Portuguesa, partindo da premissa de que para se ter um ensino de qualidade é preciso que professores dialoguem sobre a sua prática e tenham momentos de reflexão sobre suas aulas.

 

GT 3: Discurso, mídia e linguagem

Coord.: Prof. Me. Márcio Evaristo Beltrão e Profª Ma. Nalha Monteiro de Souza Lourenço Costa

GT 3 - simposiotematico03@gmail.com

Nos estudos de Linguística Aplicada, a linguagem constrói e é construída pelas práticas sociais. Gouveia (2013) argumenta que a linguagem é socialmente constituída por meio das manifestações discursivas, pois, em sua materialidade, é o discurso que constitui situações, identidades sociais e relações entre pessoas e grupos sociais. Entretanto, o discurso também é constituído por esses fatores, pois são eles que lhe proporcionam essa materialidade. Dessa forma, é dialética a relação entre discurso, enquanto prática social, e sociedade. Um importante campo afetado e moldado pelas práticas discursivas é a mídia, em que concepções acerca de ideologias e visões de mundo são constantemente (re)(des)construídas, atingindo de forma direta ou indireta a vida social. Neste GT, serão apresentados trabalhos que abordam pesquisas iniciais, em andamento ou concluídas sobre estes três campos que estão intrinsicamente relacionados: discurso, mídia e linguagem. As análises das comunicações podem lançar luzes a problemas linguisticamente relevantes no âmbito do eixo temático que norteia o GT, com aparato teórico-metodológico de estudiosas/os do discurso como Pêcheux, Bakhtin, Foucault, Fairclough, entre outras/os.

 

GT 4: Cultura, literatura e identidade

Coord.: Profº Me. Wilson de Sousa Gomes e Profª Ma. Analice de Sousa Gomes

GT 4 - simposiotematico04@gmail.com

A partir do princípio de que é possível compreender um autor e uma época por meio das produções relacionadas ao período, o simpósio temático tem por objetivo reunir pesquisadores das Ciências Humanas que estejam preocupados com os estudos históricos e literários, que tratem da cultura, da literatura e da identidade (e/ou identidades). Problematizar esses elementos é uma forma de entender os sistemas de produção escrita e outras mais, no que refere a própria produção, circulação e recepção de obras, autores e outros gêneros como: obras de arte, filmes, peças de teatro etc. Discutir e debater visões de mundo torna-se um trabalho de investigação da história das ideias e da história literária que permite acessar o momento histórico de uma época, revelando elementos representativos  de um tempo, de um espaço e, também, as redes de diálogo, a estrutura textual, os discursos e personagens que compõe a sociedade, a cultura e sua identidade. Enfim, a proposta é reunir comunicadores de matrizes e perspectiva diferentes que vêm contribuir com o debate historiográfico acerca das produções culturais, seja no campo da história, literatura, educação, arte, música e outros.

​​​​​

Envio de carta até dia 25 de agosto de 2018

​

Valores

R$ 40,00 até 15 agosto

R$ 50,00 após dia 15 de agosto

​

Caixa Econômica

Fernanda Rocha Bonfim

Agência: 1240

Conta Corrente: 21606-9

Operação: 001

Obs: Enviar a ficha de inscrição e o comprovante no e-mail: simposioecoloquio@gmail.com

​

​

Submissão de resumos

​

Norma: A proposta deve conter:

​

a) Título do trabalho: fonte Times New Roman, 12; caixa alta, centralizado; negrito.

 

b) Identificação (na segunda linha após o título, alinhada à direita): nome completo do/a autor/a em negrito; caso haja mais de um/a autor/a, usar uma linha para cada. Na linha abaixo, a instituição de vínculo. - Se aluno/a, indicar entre parênteses o nível.

 

c) Corpo do resumo (na segunda linha abaixo da instituição, sem adentramento de parágrafo): fonte Times New Roman, 12; espaço entre linhas: simples; alinhamento: justificado; formatação das margens: 2 cm. Tamanho: entre 200 e 300 palavras.

 

d) O resumo deve conter, preferencialmente, os objetivos do trabalho, a metodologia utilizada para a pesquisa, uma breve contextualização do referencial teórico, os resultados e as principais conclusões. Não incluir notas de rodapé. Não incluir tabelas e gráficos. Não incluir lista de referências bibliográficas; se necessário, citá-la no corpo do resumo (padrão ABNT). O texto do resumo deve apresentar adequação à norma padrão da Língua Portuguesa e estar estruturado de forma clara, coesa e coerente. A revisão do texto é de exclusiva responsabilidade dos/as autores/as.

 

e) Palavras-chave (na segunda linha após o resumo, alinhada à esquerda e separadas por ponto): máximo de 03 (três) palavras-chave.

​

bottom of page